Passando giz no taco.

I can’t get no/No no no” (Jagger/Richards 1964)

O homem, um belo dia, não estava satisfeito em caminhar. Inventou a roda. Não satisfeito em carregar coisas nos braços, juntou duas rodas e inventou o primeiro e rudimentar carro.

Um rei não estava lá muito satisfeito em carregar uma cozinha inteira quando fosse caçar. Reclamou a um chalaça, que pôs queijo, presunto, um naco de carne e algumas verduras entre dois pedaços de pão para que o rei pudesse se alimentar sem parar a caçada.

Hoje, automobilismo e fast food são as molas (que também foram inventadas porque alguém não estava mais satisfeito com os próprios joelhos) do capitalismo mundial (já que ele – o capitalismo no caso, não satisfeito em ser apenas ocidental, já assola o oriente).

Satisfeitos não somos agentes de mudanças. Apenas nos limitamos a ser meros espectadores, coadjuvantes do eterno ‘por vir’; ou como reza a cartilha da malandragem, ‘não se ganha jogo só passando giz no taco’. É preciso que uma força faça uma bola bater na outra, e daí até a caçapa.

Quando Alfred Hitchcock dizia que seus atores era ‘gado’, queria fazer entender não que corria atrás deles com uma vara de marmelo, mas que deixando-os não muito à vontade extraia deles a essência artística que tanto procurava, dando-se assim por satisfeito.

Uma banda de rock pode ser uma coisa criada até pra lhe agradar, mas nunca pra agradar público. Se você se presta a agradar audiência na ânsia de tê-la na mão, vai entrar num jogo perigoso onde o comando não está mais em seu poder. E aí você dança antes de sentir que está ganhando.

E não fica nada satisfeito – garanto.

Sobre odeiopassas

Leia aqui tudo que os jornais não querem me pagar para escrever pois dizem que ninguém ia querer ler.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s