A Vida é Dura pra Quem é Mole

You keep all your money in a big brown bag/inside a zoo
What a thing to do!/Baby, you’re a rich man too!

(Lennon & McCartney – 1967)

A vida é o passatempo dos ricos” – Peter Sellers, comediante inglês

Pai rico, filho nobre, neto pobre”. A revista estadunidense Forbes, especialista em fortunas e listas que amealham ricaços pelo mundo, parece não crer nesse dizer popular. Como a lista dos ‘mais mais’ deles só sai uma vez no ano, inventaram de fazer uma lista dos mais ricos dos quadrinhos e cartoons, os “The Fictional 15”. Como esses sempre foram os meios preferidos do capitalismo se engendrar na mente da criançada, não foi lá muito difícil achar magnatas rabiscados suficientes pra povoa-la. Vejamos abaixo os “bem nascidos”, suas fortunas, como elas se originaram e, o principal, como elas se mantém:

Tio Patinhas (Scrooge McDuck) $44 bi (em alta) #1

Idade: uns cento e poucos…

Origem da fortuna: desde que ganhou sua moedinha nº1 não parou de fazer tudo pra ganhar dinheiro, mas deu um belo salto mexendo com mineração (que nem o Eike Batista). A equação “idade x ganho” até justificaria o fato de na terceira idade ele morar numa caixa forte.

Esporte: nadar, literalmente, em dinheiro

Como mantém sua fortuna: Patinhas explora países menores, “guardando” sua fortunas e tesouros consigo, a salvo de ladrões e proxenetas internacionais. Não gasta com pessoal pois explora o sobrinho Donald (que não ganha o suficiente pra comprar uma calça) e o trabalho escravo infantil de seus sobrinhos netos Huguinho, Zezinho e Luisinho. A fama de avarento também contribui.

Riquinho Rico (Richie Rich) $9,7bi (em queda) #5

Idade: eternos 11 anos

Origem da fortuna: berço de ouro, herdeiro do ramo da robótica.

Esporte: todos os que sejam novidade.

Como mantém sua fortuna: Riquinho é daqueles que protege o patrimônio da família. Está sempre de olho nos negócios onde a família está se enfiando, e vez por outra os salva de entrar em roubadas mais que literais. Luciano Hulk quer ser que nem ele quando crescer.

Antony “Tony” Stark (The Iron Man) $9.4bi (e subindo) #6

Idade: cronológica, 40 – mental, 15

Origem da fortuna: herdeiro da indústria bélica

Esporte: carros de corrida, aviões supersônicos, motos velozes e qualquer outro onde dê pra levar uma loira junto.

Como mantém sua fortuna: Stark, até pra manter as aparências, precisa posar de enfant terrible dos negócios. Vende e revende armamento a aliados e inimigos, beneficia-se de invasões militares, de esquemas diplomáticos ou mesmo de meros contrabandistas. Personifica bem o que a CIA fez por nações menos favorecidas e de sangue quente nos últimos 60 anos pelo Terceiro Mundo.

Bruce Wayne (Batman) $7.0 bi (em alta) #8

Idade: 50 com corpinho de 35

Origem da fortuna: Wayne herdou, após o assassinato brutal dos pais, um parque industrial voltado sempre para as novas maravilhas tecnológicas.

Esporte: xadrez e charadas

Como mantém sua fortuna: Ao contrário do apelo exibicionista de seu amigo Tony Stark, Wayne opta por fazer o tipo do milionário excêntrico e recluso, o que lhe favorece na hora de confeccionar novos acessórios para o batmóvel ou mesmo pro cinto de utilidades. Por outro lado essa reclusão o deixou meio mal na mídia por aparecer sempre acompanhado de algum garoto prodígio.

Montgomery Burns (também conhecido por “Patrão”) $1.1bi (e ainda subindo) #12

Idade: só Deus e o Smithers sabem…

Origem da fortuna: Burns nasceu rico, mas sua infância mimada e sem figuras paternas aguçou seu instinto frio e calculista em manter-se rico.

Esporte: assédio moral

Como mantém sua fortuna: típico fomentador de governantes que pudessem lhe render vantagens, Burns escolheu a pacata Springfield para montar uma tranquila usina nuclear e assim vender energia ao próprio governo. Só não contava ter funcionários tão relapsos, imbecis, preguiçosos e idiotas como aquele ali babando…”Qual é o nome dele mesmo, Smithers?!” (“…é Simpson, senhor.”). Sofreu um abalo sísmico nas finanças recentemente ao ter episódios da série que contassem com sua presença censurados no Japão devido ao acidente nuclear em Fukushima, mas mesmo assim continua com ações em alta.

Sobre odeiopassas

Leia aqui tudo que os jornais não querem me pagar para escrever pois dizem que ninguém ia querer ler.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A Vida é Dura pra Quem é Mole

  1. Regis Falcão disse:

    Enquanto isso… simulo comprar mimos de valor pessoal inestimável e fisicamente inatingíveis. Infelizmente até o mundo da riqueza imaginária anda centralizado e não deve demorar pra que até os sonhos sejam taxados.

    Adorei!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s